sexta-feira, 27 de maio de 2011

O estadista do Cuó

A reeleição do presidente da Assembleia Legislativa, faltando 20 meses para o término do mandato (lembrar que a eleição  ocorreu no começo deste ano), vai criando frissons e outras jogadas emocionais na Casa. A sociedade acompanha perplexa pelo que passa nas cabeças dos deputados. A mídia já debulha opiniões pró e contra a reforma da Constituição, já reformada em dezembro, agora.

Tem, por exemplo, a opinião do deputado Vivaldo Costa:

“Sou louco por uma eleição, imagine por uma reeleição. Dois anos é muito pouco para presidência da Assembleia”.

Por esta e outras afirmações é que o deputado Vivaldo é conhecido, além da Serra do Doutor, como o Joaquim Nabuco do Cuó ou barão do Samanaú.

Transcrito do Jornal Tribuna do Norte - Coluna de Woden Madruga

Modernidade não vista

No último domingo, Vossa Excelência o prefeito do Assú, foi aos estúdios da Radio Princesa do Vale e lá, disse em alto e bom som, que sua administração era inovadora, moderna... que inclusive, nunca antes na história (ou estória?) do Assú tinha tido um governo tão... bem, ele disse que a modernidade dele tinha chegado ao ponto de mandar instalar um portal de transparência para que todos e qualquer um pudesse ter acesso, em tempo real, aos gastos realizados por esta modernosa administração.

  • Detalhe, diante de tanta modernidade, Vossa Excelência esqueceu-se de dizer que a instalação do tal portal é uma obrigação ditada por força de lei e que a cidade tinha até a data de hoje para ‘inaugurá-lo’ e... não fez.

Pois ééé... como a cidade do Assú possui mais de cinqüenta mil habitantes, estes deverão ter pleno e irrestrito conhecimentos dos atos praticados pelos agentes públicos que a dirigem e como nesse nosso Brasil que gosta de dormir em berço esplendido e se beneficiar da placidez de seu povo, as modernidades só chegam, por força de lei. Torcer para que na segunda feira, a modernidade apregoada por Vossa Excelência o prefeito do Assú, possa ser observada no site da PMA. Hoje, último dia do prazo para a “modernidad”, nada, nadica de nada foi ‘amostrado’ ao povo assuense.

Aniversariantes do final de semana


Hoje o amigo Jeová Júnior estar mudando de idade.
E amanhã será a vez da filha  do Jeová Júnior fazer a mesma coisa.
Ao pai coruja, muitas felicidades, saúde...
A Luna, idem.

Beijos e amanhã estarei aí para dar o beijo pessoalmente.

terça-feira, 24 de maio de 2011

O lado nada amistoso de Rosalba

Após reunião com o secretariado, a governadora Rosalba Ciarline reafirmou seu discurso: não negocia com as categorias em greve no estado em razão do limite prudencial, bem como não divulgará o caixa preta do governo para que a sociedade saiba ao certo, a quanto anda a divida do estado, o limite prudencial e sua capacidade de endividamento.

Assim fica difícil e ainda por cima, alimenta as animosidades.

Falar que se é democrática é uma coisa, já exercer a democracia, é outra coisa bem diferente e é essa segunda faceta da governadora que o RN está acabando de descobrir, bem como anda a descobrir, que embora o governo mantenha uma estrutura administrativa para dar suporte aos governantes, com gabinete, secretária... a atual governadora prefere sempre, despachar em casa. Até as reuniões do secretariado se dar na residência oficial. Será que a governadora quer realizar contenção de despesa com a aquisição de combustível ou tem outros motivos para ser tão caseira?


segunda-feira, 23 de maio de 2011

Segunda infernal

Quem necessitou circular hoje na cidade do Natal, descobriu, na pele, o que é um caos: Transito engarrafado, buracos e sujeira nas ruas e avenidas, engarrafamento de guarda chuvas nas calçadas, roupa e sapatos encharcados, celular sem sinal...

A terça promete ser bem parecida, uma vez que os motoristas de onibus continuarão em greve, mas para minorar a situação, a metereologia não prevê para amanha, o mesmo volume de chuva que hoje caiu na cidade do sol.

Menos mal!!

domingo, 22 de maio de 2011

Presidir x liderar

Ouvindo o presidente da Câmara Municipal de Ipanguaçu quando de sua participação ontem no Programa Registrando, veiculado pela Rádio Princesa do Vale, fica fácil concluir que este, preside mais não lidera os vereadores desta cidade. Quais as razões? Diversas, a começar pelo seu distanciamento geográfico da cidade onde foi eleito vereador e presidente da Câmara.

  • Como é por demais sabido, Tuneifes Morais conseguiu eleger-se presidente da Câmara com muito sacrifício e sem o apoio do prefeito da cidade e depois de eleito presidente, tomou algumas atitudes pouco simpáticas, tipo exonerar assessores de vereadores que não o apoiaram para a presidência, argumentando diminuição de arrecadação, argumento, diga-se se passagem, nunca aceito nem mesmo pelos vereadores a ele ligados.

Agora a Câmara de Ipanguaçu passa por uma crise, que não é financeira. Com reuniões quinzenais, marcadas para as insalubres sextas feiras a noite, eis que os vereadores andam a faltar as benditas sessões. Para o presidente da Câmara, a falta pode ser um boicote a ele ou ao povo. Será que alguém na cidade tem duvida que seja um boicote a forma pouco democrática com que Tuneifes Morais lidera a Casa?

  • Essa ‘estória’ de tentar sozinho conversar com governadora, deputado... em busca de recursos e obras pra Ipanguaçu, valendo-se do fato de que preside o legislativo, requer um pouquinho só de socialização dos frutos, afinal, ninguém lidera ou preside sem que para tanto, conte com a ajuda de um bocado de gente.

Coincidência ou não, derna que começou o alagamento da cidade, que os vereadores andam a intensificar as faltas a essas sessões quinzenais da Câmara. Estão errados os vereadores? claro que estão. Os problemas com o presidente não pode interferir nas votações de matérias importantes para o desenvolvimento do município. Se a intenção é mostrar o desalinhamento em relação às idéias e a gestão do presidente, isso já está por demais ‘amostrado’.

Agora, torcer para que na próxima quinzena os vereadores de Ipanguaçu compareçam a sessão e mostrem a razão por que mereceram os votos dos eleitores ipanguaçuenses.

Operação salvação

Às nove horas dessa segunda feira (dia de greve de motoristas de ônibus), a prefeita da cidade do Natal, acompanhada do vereador Júlio Protassio e de lideranças dos conjuntos Jiqui, Pirangi e Monte Belo (zona sul) se reunirão da confluência das avenidas do Jiqui e das Alagoas para realizarem o lançamento de uma operação de limpeza e tapa buracos nas principais ruas desses conjuntos.

Em ano pré eleitoral e em véspera de eleições para a renovação das diretorias dos conselhos desses conjuntos, a operação a ser deflagrada amanha está exalando perfume meio que esquisito. O vereador aliado da prefeita anda se apressando no sentido de evitar a perda de seu ‘território’ e a prefeita de garantir uns minguados apoios que ainda lhes resta nessa área de IPTU caríssimo e de muita carência de serviços público.

O lançamento da operação contará com bastante festa, discursos, lanches e... a pintura de meio fio e alguns buracos tampados, além claro, da participação de um bocado de secretários e outros tantos lideres comunitários, que ninguém sabe ao certo, que comunidade mesmo eles lideram. Maass...
 

Seguranças elitizados

Uma coisa que anda chamando a atenção quando das visitas de Vossa Excelência o prefeito do Assú, é a ostensiva presença de vereadores a formarem um cordão de isolamento para que o mesmo possa circular tranquilamente. Só se aproxima aqueles minuciosamente escolhidos e que não tem perigo de lhes ‘atrapalhar’, lógico.

Cá pra nós, vereador tem um faro mais que aguçado para detectar a presença de futuros, prováveis, quem sabe, concorrentes.

Pois ééé... com um isolamento tão simétrico e coeso, definitivamente, Vossa Excelência não precisa se preocupar em contratar seguranças particulares. Huumm, será que isso é motivo para que o erário público se alegre?

 

O que dizem os números?

Hoje, Vossa Excelência o prefeito do Assú, mostrou dados que demonstram que o Pronto Atendimento aberto pela prefeitura, no anexo do Hospital Regional, já atendeu mais de duas mil pessoas em um pouco mais de... dois meses? Mais ou menos isso!

Mas será que esta estatística apresentada por Vossa Excelência contempla aqueles atendimentos ambulatoriais/consultório que estão sendo transferidos do Centro Clinico para o Pronto Atendimento?

Taí uma coisa que eu ainda não entendi: os médicos que dão plantão no Pronto Atendimento e que já tem vínculos com a municipalidade estão realizando seus atendimentos normais (em que também deveriam estar no Centro Clinico), em dias de plantão, transferidos para o Pronto Atendimento?

Cá pra nós, o que tem de consultas ambulatoriais sendo agendadas no Centro Clinico, e encaminhadas para serem realizadas no Pronto Atendimento, né bricadeira não!

Greve? não, fechamento provisório

Antes de fechar cinco meses à frente do executivo estadual, Rosalba Ciarline conseguiu tirar a máscara de oxigênio que mantinha viva as Centrais do Cidadão espalhadas por 22 municípios do estado que expulsou José da Penha e festejou a morte do trabalhador Manoel Torquato (no Vale do Açu), perseguido pelos salineiros, comandados pelo governador Rafael Gurjão Fernandes, oligarca mossoroense.

Sem recursos se quer para adquirir um botijão de água mineral e não tendo renovado os contratos com as empresas responsáveis pela limpeza dessas Centrais, entre outros ‘desarranjos’ administrativos, na próxima terça feira o RN acordará sem mais um serviço público a funcionar: as Centrais fecharão.

O pior de tudo, é que na última quarta feira o secretário de Justiça e Cidadania reconheceu que tinha total conhecimento da situação por que passa as Centrais. Segundo o secretário, em algumas centrais os funcionários se cotizam para a aquisição de água, material de higiene e de limpeza, além, de se revezarem na faxina.

A propósito, os funcionários que estão à disposição das Centrais estão sem receber gratificações e em alguns casos, como é o caso de Mossoró, o mal estar extrapola o espaço delimitado por suas paredes. Lá, a briga é grande. A governadora ainda não foi capaz de achar substitutos para os funcionários nomeados em outras administrações. Já viu, reclamação com ar de...: bem que te falei!

Charge de Ivan Cabral


Explicação:

No inicio da tarde da última sexta feira, recebi ligação de assessoria de imprensa do prefeito de Ipanguaçu, o qual visava falar acerca da matéria abaixo publicada, intitulada Absurdo x abuso.

Segundo a assessoria, a foto apenas representa o prazer do prefeito de ter conseguido recursos e cestas básicas para minimizar a fome e as dificuldades dos desabrigados e que o prefeito realiza uma administração moderna... até por que o prefeito é um empresário moderno, coisas do gênero.
 

Publicamente agradeço a atenção da assessoria, maaass... mantenho o que disse na matéria abaixo. O agente público, jamais deve utilizar de recursos públicos e da situação de vulnerabilidade da população para realizar ações claras e absurdas de proselitismo político. E como diz aquele ditado bem antigo: uma imagem vale por mil palavras.

Recado direto a um... anônimo?

Solicito ao defensor da secretária de educação do Assú que da próxima vez que desejar elogiar os trabalhos por ela realizados, enquanto agente público, se identifique (o anonimato além de ser algo que caracteriza pessoas covardes, transforma os elogios em inverdades, além de não apresenta provas que sustentem suas ‘argumentações’?) do contrário, convido-o a buscar estudar e fazer concurso para conseguir, quem sabe, exercer um cargo público e não necessite mais está ‘babando’ agentes públicos e atacando de forma medíocre, pessoas que trabalham e estudam para garantir o pagamento de suas contas. O Blog como já disse em outras ocasiões, é um passar tempo prazeiroso para mim.

Vamos concordar: bajulação requer tempo, algo que me falta e acredito que lhes sobra. Portanto, se esse cidadão deseja continuar me atacando para assim garantir sua sobrevivência, acredito que o fim do anonimato será mais do que necessário.

 

sexta-feira, 20 de maio de 2011

Conselho Tutelar existe? Funciona? Será?

Brava é a gente que habita as plagas assuenses. Éééé, no primeiro dia do mês de junho do ano da Graça de Nosso Senhor Jesus Cristo de 2011, os assuenses serão agraciados com a singela oportunidade de escolher os conselheiros tutelares que fiscalizarão...

Pra ser conselheiro tutelar faz-se necessário apenas ser maior de 21 anos, não ter nenhum processo transitado em julgado e não ter problemas mentais, declarado, lógico. Aaah, também precisa morar na cidade há pelo menos dois anos e não ser analfabeto.

Os eleitos terão direito a um salário mensal (substancial) a ser pago pelo contribuinte e... Existe uma sede para... dar expediente? Beeemmm, a propósito, como anda mesmo a questão da situação de funerabilidade dos jovens e adolescentes do Assú? O que mesmo o ECA propõe? Teoria x prática, pennnssse numa conta difícil de se fechar!

Maass, sempre é bom concordar: não foi a toa que Padre Ibiapina escolheu exatamente Assú para montar uma casa de caridade.

Aaahh, o Edital que regulamenta os pré requisitos a serem obedecidos pelos candidatos a uma vaga em um emprego publico durante 4 anos foi publicado ontem, maass... num é que o ctrl c ctrl v foi tão eficiente, que esqueceram de deletar o nome da cidade que talvez tenha elaborado o Edital. Poiiiss ééé... ao que parece, copiar exige uma certa... atenção!

Sempre previsível

Tem uma coisa que ninguém pode discordar em relação à 'locadora' secretaria de educação de Assu: ela é fiel, planeja sempre a mesma coisa, contrata sempre as mesmas pessoas, loca e contrata sempre a mesma coisa, as mesmas pessoas. Realmente ele tem uma relação com esses entes que é o sonho de consumo de qualquer casal: fidelidade irrestrita.

Por esses dias aconteceu um certame licitatório para a seleção de empresas que venham a reformar duas unidades educacionais do município e a vencedora, logicamente que foi a mesma empresa que realizou reformas em outras duas escolas da rede municipal, no ano passado. Geennte, até o período para a escolha do inicio das obras se assemelha!

Maass, fugindo um pouquinho a essa regra, a 'locadora', seguindo orientação do governo federal, resolveu abrir processo licitatório para aquisição de alimentos, diretamente ao produtor (a lei reza que pelo menos 30% deve ser contratada diretamente com o pequeno produtor rural). Maass, não é que ninguém, nenhum produtor rural, mesmo tendo inúmeros na cidade, demonstrou interesse de ganhar esse dinheirinho liquido e certo.

Qual a saída? Simples: inexigibilidade de licitação. Claro, que mais seria?

Não é que uma associação de agricultores foi escolhida para fornecer tal alimentação!! Ééé ... ao que parece, os agricultores do Assú não aceitam ganhar sozinhos não. Será que podemos dizer que em Assú os agricultores põem em prática a teoria socialista? Huuumm, em breve, a zona rural da cidade de Roque estará a mostrar para o mundo, que o socialismo ainda está vivo! Avante.

Aaahh, o contrato firmado com a associação fica em torno de cento e cinqüenta mil reais.  E antes que comeces a acreditar que a criatividade da locadora está aflorando, relaxe, o restante da merenda escolar continuará sendo fornecida pelos mesmos fornecedores de outrora.

Tudo bem, tudo bem, não vamos também exigir muito da 'locadora' secretaria de educação. Com calma, um dia, quem sabe... Tudo é um processo de apreensão, educação...Quem sabe,  qualquer dia essa instituição descubra o que é educação. 

Absurdo x abuso


A capacidade do ser humano de conseguir zombar das dificuldades alheias é diuturnamente cantada em verso e prosa. Agora, como podemos classificar o orgulho da autoridade acima (foto) ao entregar essa cesta básica a senhora que transitoriamente anda a necessitar do auxilio do poder público?

Existem palavras que definam esse prazer (mórbido?) expressado pelo prefeito de Ipanguaçu, empresário Leonardo Oliveira nessa pose ensaiada?  Sangue...!!!

Mas a fisionomia da ‘vitima’ dessa situação absurda, traduz o absurdo que o prefeito petista está a cometer. Geennnte, essa senhora, como todos os outros desabrigados de Ipanguaçu TEM DIREITO de receber essa cesta (paga com recursos públicos) e sem fotos e principalmente, sem sentimentos que remetam a... agradecimentos pessoais. Até quando esse proselitismo político se dará em Ipanguaçu? O ano passado quem posou para foto similar foi a esposa do prefeito, dessa vez o casal resolveu inverter as posições.

Peeellloaamordedeus, por que danado em pleno século XXI ainda temos que conviver com essas praticas abomináveis financiadas com o dinheiro do sacrificado contribuinte? Se o prefeito quer dar uma de bonzinho, por que diabos não comprou, com recursos advindos de seu salário, cestas básicas e aí, mesmo assim... não, nem mesmo assim.

Aaahh todos os deuses, por favor, olhais por nós e nos livre de mais situações absolutamente absurdas ‘que nem essa’. Amém
 
 

quinta-feira, 19 de maio de 2011

Profissional (sempre) faz a diferença!

Apesar de estar arrumando as malas para mudar de endereço, o Posto de Saúde de Lagoa do Ferreiro está funcionando a pleno vapor. Pois é... acreditem, tem sempre uma luz no fim do túnel, mesmo... Bem, o Posto está funcionando e inclusive está apto a realizar o teste do pezinho em crianças recém nascida, bem como está, digamos, otimizando os trabalhos com hipertensos e diabéticos.

Aaahh, essa semana mesmo os profissionais que trabalham nesta unidade foram a Baviera, onde realizaram todos esses trabalhos e ainda aproveitaram para fazer aquilo que todo PSF TEM de fazer: dialogar com a comunidade e mapear seus principais problemas na área da saúde pública e... buscar soluções.

Tudo isso acontecendo e... aahh, esse Posto de Saúde acaba de ‘ganhar’ uma enfermeira que anda a otimizar os serviços oferecidos por essa unidade: Maria Luiza Fernandes, recém graduada, mas que tem excelente trabalho e experiência na área do PSF.

Maria Luiza também está ministrando aulas sobre DSTs e como realizar o teste do pezinho para os recém contratados agentes de saúde do município do Assú, lá no Centro Clinico.

No Brasil, a discriminação é étnica, social e regional

O processo de ascensão social de massas, inédito no Brasil, volta a promover formas de discriminação.
A política – de sucesso comprovado – de cotas nas universidades, a eleição de um operário nordestino para Presidente da República – igualmente de sucesso inquestionável -, a ascensão ao consumo de bens essenciais que sempre lhes foram negados – fenômeno central no Brasil de hoje -, provocaram reações de discriminação que pareciam não existir entre nós.

A cruel brincadeira de repetir um mote das elites – “O Brasil não tem discriminação porque os negros conhecem o seu lugar” – mostra sua verdadeira cara quando essas mesmas elites sentem seus privilégios ameaçados. Setores que nunca se importavam com a desigualdade quando seus filhos tinham preparação sistemática para concorrer em melhores condições às vagas das universidades públicas, passaram a apelar para a igualdade na concorrência, quando os setores relegados secularmente no Brasil passaram a ter cotas para essas vagas.

Professores universitários – incrivelmente, em especial antropólogos, que deveriam ser os primeiros a lutar contra a discriminação racial -, músicos – significativa a presença de músicos baianos, que deveriam ser muito mais sensíveis que os outros à questão negra -, publicaram manifesto contra a política de cotas, em nome da igualdade diante da lei do liberalismo.

A vitória da Dilma, por sua vez, provocou a reação irada e ressentida de vozes, especialmente da elite paulistana, contra os nordestinos, por terem sido os setores do país que pela primeira vez são atendidos em seus direitos básicos. Reacendeu-se o espírito de 1932, aquele que orientou o separatismo paulista na reação contra a ascensão do Getúlio e de suas politicas de democratização econômica e social do Brasil. Um ranço racista, antinordestino, aflorou claramente, dirigidos ao Lula e aos nordestinos, que vivem e constroem o progresso de São Paulo, e aos que sobreviveram à pior miséria nacional no nordeste e hoje constroem uma região melhor para todos.

A discussão sobre o metrô em Higienópolis tem a vem com a apropriação privilegiada dos espaços urbanos pelos mais ricos que, quando podem, fecham ilegalmente ruas, se blindam em condomínios privados com guardas privados. A rejeição de pessoas do bairro – 3500 assinaturas – à estação do metrô expressava o que foi dito por alguns, sentido por todos eles, de impedir que seja facilitado o acesso ao bairro – a que mesmo seus empregados particulares tem que chegar tomando 2 ou 3 ônibus -, com a alegação que chegariam camelôs, drogas (como se o consumo fosse restrito a setores pobres), violência, etc.

Nos três tipos de fenômeno, elemento comum é a discriminação. Étnica, contra os negros, na politica de cotas; contra os nordestinos, nas eleições; na estação do metrô, contra os pobres.

Os três níveis estão entrelaçados historicamente. Fomos o último país a terminar com a escravidão, por termos passado de colônia à monarquia e não à república. Adiou-se o fim da escravidão para o fim do século. No meio do século XIX foi elaborada a Lei de Terras, que legalizou a propriedade – via grilagem, em que em papel forjado é colocado na gaveta e o cocô do grilo faz parecer antigo. Quando terminou finalmente a escravidão, todas as terras estavam ocupadas. Os novos cidadãos “livres” deixaram de ser escravos, mas não foram recompensados nem sequer com pedaços de terra. Os negros livres passaram a se somar automaticamente à legião de pobres no Brasil.

O modelo de desenvolvimento, por sua vez, concentrador de investimentos e de renda, privilegiou o setor centro sul do Brasil, abandonando o nordeste quando se esgotou o ciclo da cana de açúcar. Assim, nordestino, esquematicamente falando, era latifundiário ou era pobre. Esse mesmo modelo privilegiou o consumo de luxo e a exportação como seus mercados fundamentais, especialmente com a ditadura militar e o arrocho salarial.

A discriminação dos negros, dos nordestinos e dos pobres foi assim uma construção histórica no Brasil, vinculada às opções das elites dominantes – em geral brancas, ricas e do centro-sul do pais. A discriminação tem que ser combatida então nas suas três dimensões completamente interligadas: étnicas, regionais e sociais. O fato do voto dos mais pobres (que inclui automaticamente os negros) e dos nordestinos estar na base da eleição e reeleição do Lula e na eleição da Dilma, com os avanços sociais correspondentes, só acirram as reações das elites. Discriminações que tem que ser combatidas com politicas públicas, com mobilizações populares e também com a batalha no plano das idéias.


Texto escrito por Emir Sader, sociólogo e cientista, mestre em filosofia política e doutor em ciência política pela USP – Universidade de São Paulo.

quarta-feira, 18 de maio de 2011

Convite



Agradeço ao prefeito da cidade de Carnaubais o convite para participar do lançamento do livro escrito pelo mesmo. Infelizmente, por razões acadêmicas e profissionais, não poderei participar do lançamento do "As Marcas de uma Luta". Mas desejo sucesso a Luizinho nessa nova empreitada e fico torcendo para que o livro possa vir a contribuir para a divulgação da bravura do carnaubaense, povo destemido e que está sempre disposto a levantar após uma queda, chorando com a dor, mas não deixando que as lágrimas os impeçam de enxergar o próximo obstáculo.

Assú 'na mídia'

O chefe da Controladoria Geral da União (CGU) no Rio Grande do Norte, Moacir Rodrigues de Oliveira, confirmou hoje, em entrevista à TV Ponta Negra,denúncias feitas pelo ex-prefeito Ronaldo Soares, contra o atual prefeito de Assu, Ivan Júnior. Ronaldo entregou à CGU, um volume grande de documentos federal destinas a obras emergenciais depois das inundações ocorridas no município de Assu no inverno do ano passado.

“Do total de casas previstas para reforma, que eram 862, havia 267 casas reformadas e pagas. E nós fomos fazer o que chamamos de inspeção física: comparar o que tinha sido realizada em cada casa com o que tinha sido pago. E identificamos inconsistências, seja no quantitativo, seja na qualidade desses trabalho, dessas execuções de reforma”, declarou o chefe CGU-Regional/RN, cobrando uma explicação do prefeito.

“O gestor constituiu uma comissão para avaliação individual de cada casa, porque nós, na conversa com o gestor, colocamos para ele que é a fiscalização por parte da Prefeitura, da execução da obra, não tinha sido satisfatória. De fato não tinha acontecido. E ele observou da necessidade de constituir uma comissão para verificar unidade habitacional por unidade habitacional. Isso ele fez", disse Moacir.

“Em função dessa anormalidade, que nós identificamos na ocasião, havia sido liberado R$ 3 milhões na semana antes. Nós constatamos com o Ministério, solicitando que encaminhasse uma fiscalização do próprio Ministério para verificar a irregularidade, e ao mesmo tempo bloqueasse os valores que tinham sido recentemente liberados, que naquela ocasião eram R$ 3,100 milhões”, afirmou o entrevistado.
Os mais de R$ 8 milhões repassados pelo governo federalà prefeitura de Assu, teriam que ser assim distribuídos:

R$ 4,289 milhões para recuperação de 862 casas
R$ 1,550 milhão para construção de 125 casas
R$ 2,381 milhões para recuperação e pavimentação de estradas


- Matéria transcrita do blog de Thaisa Galvão, embora a repercussão da entrevista do Chefe da CGU, mencionada na matéria acima, tenha sido publicada em vários blogs do RN

terça-feira, 17 de maio de 2011

Audiência: ciclovias

Amanhã, 18 de maio, acontecerá no plenário da Câmara Municipal do Natal, audiência publica para discutir a mobilidade urbana da cidade de Câmara Cascudo.

A intenção do autor da proposta, George Câmara-PCdoB, é discutir com autoridades e a população da capital potiguar, a construção de ciclovias como forma alternativa de mobilidade urbana. A prática desportista também fará parte das discussões, uma vez que a construção de ciclovias facilitará o desenvolvimento desta pratica  e consequentemente, melhorias na saúde da população, diminuição na emissão de gazes poluentes...

A audiência será transmitida, ao vivo, pela TV Câmara.

Miniatura de Micarla?

Enquanto várias categorias de profissionais do estado reivindicam melhores condições de trabalho e reajuste salarial, a governadora Rosalba Ciarline continua a viajar para Brasília em busca de Recursos para viabilizar a cidade do Natal como sede de meia dúzia de jogos da Copa do Mundo de 2014.

Quando a governadora não está a viajar em busca de recursos para a Copa, está sempre a circular em festas religiosas, casamentos, noivados, batizados... essas cocitas que faz parte da agenda de um... governante? não, de um candidato em véspera de eleição. Enquanto ‘a ficha não cai’, a governadora vai seguindo o exemplo da “gestão inovadora” da prefeita da cidade do Natal e sua companheira de viaje, Micarla de Sousa.

Além de fechar caminhos de negociação, a governadora faz de conta que essas categorias nada representam para a governabilidade do estado. A continuar no ritmo do movimento da batuta de Rosalba, em muito em breve teremos uma paralisação geral da máquina administrativa estadual. A acefalia já é visível. Após cinco meses de administração, Rosalba ainda não conseguiu fazer com que alguns órgãos continuem funcionando a contento’, embora tenha realizado várias nomeações de cargos comissionados. A Central do Cidadão é uma vitrine desse caos administrativo do governo Rosalba.

Agora... vamos concordar que a governadora tem coerência política e administrativa: esperar que uma pessoa que aprendeu fazer política com ditadores militares, consiga manter dialogo com a classe trabalhadora, é querer tirar leite de pedra. Não dar mesmo! Coincidencia ou não, Micarla de Sousa também aprendeu nessa mesma escola que Rosalba. Será que é este o elo forte que as liga? Saravá!!!

Por essas razões os professores, policiais, médicos, funcionários do Detran... vão continuar em greve enquanto a governadora sonha com a Copa e se prepara para ‘assumir o poder’. Esperar que a governadora tome posse antes do primeiro jogo da Copa ou... antes que o RN  desmorone de vez.





Mais greve no RN

O SINAI está realizando Assembléias com os servidores públicos estaduais das instituições : FUNDAC, Administração direta, EMATER , DETRAN, JA, DER, EMPARN, CEASA, JUCERN, DATANORTE, IDEMA e IDIARN , para discutir as seguintes pautas:Campanha Salarial,retorno da negociação com o governo,pagamento do PCCR da categoria

No dia 13/05/2011 na Assembléia da EMATER , os servidores optaram em entrar em greve a partir do dia 25/05/2011 , caso o governo não tome nenhuma atitude em relação ao pagamneto do Plano de cargos e Salários que deveria ter sido pago a 2ª parcela em Abril , que não aconteceu.
 
- Matéria encaminhada por Edimilson José

domingo, 15 de maio de 2011

Concurso literário

A Prefeitura do Assú lançou há poucos dias um concurso literário visando premiar 'os melhores’ nas modalidades prosa, poesia e conto. Para tanto, os concorrentes deverão contar com a idade mínima de 12 anos e morarem no RN ou serem potiguares.

Os interessados poderão buscar informações junto a PMA, ou mesmo no site da  prefeitura do Assú e ’buscarem inspiração’ na natureza, família... o concurso tem tema livre e uma premiação... insossa: o primeiro lugar ganhará hum mil reais, o segundo lugar quinhentos reais e o terceiro, trezentos reais e dez exemplares de um livro denominado Escrínio da Literatura Potiguar, o qual, diga-se de passagem, terá uma edição de 300 números, que serão distribuídos em bibliotecas, escolas...

Os inspirados escritores/concorrentes também não precisam caçar muita inspiração, pois no caso da modalidade conto, terão no máximo, cinco paginas digitalizadas para exteriorizarem sua... sensibilidade. Já na modalidade poesia, três folhinhas está de ótimo tamanho.

Mas como tudo tem seu lado positivo, os vencedores ganharão troféus e diplomas e ainda serão incluídos no Escrínio, que por si só já explica a premiação e outras cocitas mais, bem como ainda demonstra a intenção da PMA de incentivar a formação de novos poetas, contistas e trovadores na cidade dos grandes Celso da Silveira, Maria Eugenia, João Fonseca, Chico Traíra, Renato Caldas...

  • Escrínio da Literatura Potiguar... será que é por isso que a idade mínima para participar do concurso é de 12 anos? Ou o Escrínio é tão somente a premiação? Ooohh... talvez seja um misto, sem ser quente.

Entrevista de Micarla

Hoje a Tribuna do Norte traz uma longa entrevista com a prefeita da cidade do Natal, Micarla de Sousa. Na entrevista, Micarla fala de sua administração a frente da PMN, as incessantes trocas de secretários, projetos políticos futuros e fala principalmente, sobre a Natal vista e enxergada, apenas, pela prefeita e seus auxiliares mais próximos.

Nessa perspectiva, os leitores que moram longe da capital ou que não costumam visitá-la podem seguramente conseguir enxergar Natal sobre o prisma de Micarla, já os que moram e/ou circulam pelas ruas de Natal, o prisma será bem outro. É tão outro, que precisam ter muito cuidado para não cair nos buracos, não pisar no lixo espalhado pelas ruas... Leia a entrevista clicando aqui.

Cultura no muro do Zé Correia







Fotos: Jean Lopes e projeto executado pelo CENEC, sob a coordenação do artista plástico Gilvan Lopes

Por que a inundação foi tão rápida?


Os desabrigados de Ipanguaçu já podem contar com a ‘ração’ para suprir suas necessidades alimentícias, a qual foi encaminhada pelo governo federal e através de alguns abnegados que realizaram doações de gêneros alimentícios e de higiene pessoal.

A entrega da ‘ração’ e do material de higiene já começou. As águas que invadiram as residências já também começaram a se afastar das mesmas, deixando para trás um cenário mórbido de perdas e de descaso para com sua condição sócio econômicas de seus moradores.

Alguns desabrigados ainda continuam a habitarem repartições públicas, enquanto a prefeitura da cidade anda a se preocupar com... o sexo dos anjos (?), bem como a buscar incessantemente uma formula ‘humana’ de harmonizar infortúnio e astúcia política, na busca de apresentar-se como o... não há palavras para descrever!

  • Nesse cenário medieval e mesquinho, se busca incessantemente a presença do Ministério Público (que tem como função precípua defender o cidadão frente aos descasos administrativos das autoridades constituídas) para pelo menos se entender as razões que levaram alguns bairros da cidade de Ipanguaçu serem inundados após a Lagoa de Pataxó começar a sangrar (com uma lâmina inferior a 10 cm).

Alguém precisa ‘examinar’ a efemeridade dessa inundação e o Ministério Público, ao que parece, é o órgão ideal para realizar tamanho exame.

Tudo bem, o dessassoreamento do canal do Pataxó ajudará a minimizar o ‘problema’, mas... será que a razão da inundação temerária do bairro Maria Romana foi o assoreamento do Canal? O MP precisa urgentemente mostrar-se curioso em relação a este assunto, principalmente agora, que virá tantos recursos para a desobstrução desse Canal.

sábado, 14 de maio de 2011

Inaugurações

Essa última semana foi pródiga em ações realizadas pela prefeitura do Assú: inauguração de seis casas, de uma biblioteca e da nova sede do Cras (aliás, pense numa instituição para mudar de endereço! Dessa vez o Cras mudou-se para o bairro Vertentes).

Durante a inauguração da biblioteca, Vossa Excelência falou sobre a importância de se valorizar a educação e a cultura na cidade dos poetas. Apesar dessa preocupação ‘latente’ de Vossa Excelência, a Biblioteca inaugurada é localizada na Rua Bernardo Vieira, bem na frente da residência do poeta assuense João Fonseca, mas ganhou o nome do ex prefeito Sebastião Alves, o qual, não tem incluído em sua ‘lista’ de ações enquanto prefeito, ações que, pelo menos lembre, o que danado significa a valorização da educação e da cultura, a não ser o fato de ter uma nora que se perpetua na função de secretária de educação de Assú, embora essa pasta não tenha lá um ‘trabalho’ muito voltado para essa área. Maass...

Já durante a inauguração das casas e da nova sede do Cras (até o final do ano deverá mudar de novo) Vossa Excelência destacou os trabalhos realizados pela PMA na área social, os quais, logicamente não mencionado, realizados com recursos do governo federal.

  • A propósito, um dia antes da inauguração das residências, Vossa Excelência aditou, pela terceira vez, o contratou com a construtora responsável pela construção das casas inauguradas por Vossa Excelência. Esquisito? Beemm, a empresa responsável pela construção terá, segundo aditivo, noventa dias a mais para... concluir tais casas. Pode um negócio desses? Paradoxo? Incongruência?... o que diabos é eu não sei, mas a verba para a construção das mesmas remonta a 2008 e o contrato a 2010. Vamos concordar, pelo menos no quesito inauguração, existe sim uma certa... eficiência!

Agora, cá pra nós, como mesmo Vossa Excelência pensa em construir cerca de mil casas em um ano se precisou de mais de dois anos para construir 06? Huumm... pelo menos aquelas casas pagas com o dinheiro emergencial (e foram todas concluídas?) encaminhado pelo governo federal levou pelo menos ano e meio para serem construídas, mesmo o contrato emergencial rezando que o prazo necessário era de seis meses. Maasss... aahh, a quanto anda mesmo a reforma daquelas outras casas a serem pagas com aquela grana toda encaminhada pelo governo federal? Huummm... tudo bem, concordo: reformar dar um trabalho danado!

Pra distrair

Curso de Formação de Maridos

Objetivo pedagógico:
Permite aos homens desenvolver a parte do corpo da qual ignoram a existência (o cérebro).
 
Em 4 módulos:

Módulo 1: Introdução (Obrigatório)
1 - Aprender a viver sem a mamãe. (2.000 horas)
2 - Minha mulher não é minha mãe. (350 horas)
3 - Entender que não se classificar para o Mundial não é a morte. (500 horas)

Módulo 2: Vida a dois
1 - Ser pai e não ter ciúmes do filho. (50 horas)
2 - Deixar de dizer impropérios quando a mulher recebe suas amigas. (500 horas)
3 - Superar a síndrome do 'o controle remoto é meu'. (550 horas)
4 - Não urinar fora do vaso. (1000 horas - exercícios práticos em vídeo)
5 - Entender que os sapatos não vão sozinhos para o armário. (800 horas)
6 - Como chegar ao cesto de roupa suja. (500 horas)
7 - Como sobreviver a um resfriado sem agonizar. (450 horas)

Módulo 3: Tempo livre
1 - Passar uma camisa em menos de duas horas. (exercícios práticos)
2 - Tomar a cerveja sem arrotar, quando se está à mesa. (exercícios práticos)

Módulo 4: Curso de cozinha
1 - Nível 1. (principiantes - os eletrodomésticos) ON/OFF = LIGA/DESLIGA
2 - Nível 2. (avançado) Minha primeira sopa instantânea sem queimar a Panela.
3 - Exercícios práticos Ferver a água antes de por o macarrão.

Cursos Complementares
Por razões de dificuldade, complexidade e entendimento dos temas, os cursos terão no máximo três alunos.
1 - A eletricidade e eu: vantagens econômicas de contar com um técnico competente para fazer reparos.
2 - Cozinhar e limpar a cozinha não provoca impotência nem homossexualidade. (práticas em laboratório)
3 - Porque não é crime presentear com flores, embora já tenha se casado com ela.
4 - O rolo de papel higiênico: Ele nasce ao lado do vaso sanitário?
(biólogos e físicos falarão sobre o tema da geração espontânea)
5 - Como baixar a tampa do vaso passo a passo. (teleconferência)
6 - Porque não é necessário agitar os lençóis depois de emitir gases
intestinais. (exercícios de reflexão em dupla)
7 - Os homens dirigindo, podem SIM, pedir informação sem se perderem ou correr o risco de parecerem impotentes. (testemunhos)
8 - O detergente: doses, consumo e aplicação. Práticas para evitar acabar com a casa.
9 - A lavadora de roupas: esse grande mistério.
10 - Diferenças fundamentais entre o cesto de roupas sujas e o chão (exercícios com musicoterapia)
11 - A xícara de café: ela levita, indo da mesa à pia? (exercícios Dirigidos por Mister M)
12 - Analisar detidamente as causas anatômicas, fisiológicas e/ou psicológicas que não permitem secar o banheiro depois do banho.

O curso é gratuito para homens solteiros e para os casados damos bolsas.


- Convite encaminhado pela amiga Emilie Saraiva, mas, infelizmente, sem o endereço da 'escola', embora, não seria estranho descobrir que tenha milhares desses cursos sendo ministrado, em tempo integral e sem horário determinado pelo quatro cantos do mundo.

 

Convite


O Magnífico Reitor da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Prof. JOSÉ IVONILDO DO RÊGO, e o Pró-Reitor de Extensão, Prof. CIPRIANO MAIA DE VASCONCELOS, convidam para a Conferência: “Os Desafios da Implementação do PNDH-3 para a consolidação dos Direitos Humanos no Brasil”, que será proferida pela Ministra-Chefe da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, MARIA DO ROSÁRIO NUNES, a realizar-se no dia 20 de maio de 2011, às 15h, no Auditório “Otto de Brito Guerra”, da Reitoria – Campus Central, Natal/RN.


 Confirmar presença pelos telefones 3215-3229 e 3215-3265
 Ou pelo e-mail: comunicacaoproex@reitoria.ufrn.br

Câmara busca (?) a representatividade

Foi aprovado, em primeira votação, projetos de leis que visam acabar com o instituto da reeleição na câmara municipal do Assú e do aumento de vagas de vereadores a ser ‘suportado’ pela mesma Casa. As proposituras partiram dos gabinetes dos vereadores Wedson Machado e Wallace Silva, respectivamente, e deverão irem novamente a apreciação do plenário da Casa, na próxima semana.

As justificativas para a existência dos dois projetos são obvias: garantia de representatividade. Interessante! Bem, se os dois projetos forem aprovados (o que é bem provável), poderemos ainda ter o vereador Odelmo de Moura Rodrigues como presidente no biênio 2012/2014. Agora, após a Copa, só Deu sabe quem presidirá a Casa, a qual contará com 15 vereadores eleitos pelos assuenses.

  • A propósito: apesar de vereador da oposição, Wallace antes de apresentar o projeto para o aumento do número das vagas de vereadores foi procurado por suplentes de vereadores, ligados a Vossa Excelência o prefeito do Assú. Esquisito, não? Por que danado então os vereadores de situação não apresentaram tal propositura? Será que tem gente na base aliada que não tem coragem de discordar (na cara) de Vossa Excelência? Huumm... lembrando, Vossa Excelência desejava que o numero de vereadores fosse fixado em... 11. Ééé... vamos concordar, mais 5 vereadores e mais num sei quantos suplentes a pedirem cargos, favores... né nada fácil não. E haja paciência e lexotan.


Será que o aumento do número de vereadores servirá para que a Câmara do Assú... trabalhe? Beemmm, nos últimos dias, os atentos, desinibidos, preocupados, fiscalizadores... edis andaram faltando, em bloco, as sessões. Será que eles arrumaram algum trabalho coletivo, extra? Huumm... será? Mas, mesmo que tenham arranjado, não precisam ficar preocupados com a acumulação de ‘funções’, afinal, os dias não trabalhados na Câmara, não serão descontados e nem haverá a mínima possibilidade de abertura de processo para a verificação da... acumulação. É brinquedo não!!!

Capacitação

No próximo final de semana acontecerá em Natal “I Seminário Potiguar sobre Contabilidade, Custos e Qualidade do Gasto no Setor Público” e o  “I Simpósio sobre Elaboração de Projetos para Captação de Recursos para Modernização de Estado e Prefeituras” e contará com a presença de Gilvan Dantas, Nelson Machado, Lino Martins e Francisco Ribeiro, como palestrantes.


O evento acontecerá nos dias 26 e 27, próximos, no Centro de Operações da Justiça Eleitoral de Natal e tem como público alvo, contadores, administradores, gestores públicos e público interessado na área e nos mecanismos de funcionamento do sistema de informações de custos do governo federal.

As inscrições podem ser feitas até o próximo dia 22, clicando Aqui.

Audiência para discutir as potencialidades turísticas

Na próxima terça feira (17/05), às nove horas, acontecerá uma audiência pública na Assembléia Legislativa do RN para discutir a promoção, a divulgação e o marketing do turismo dessas terras de Câmara Cascudo, Dinarte Mariz e Rafael Fernandes.

A audiência, proposta pelo deputado Gustavo Fernandes ainda pretende discutir as potencialidades do estado no que diz respeito à interiorização do turismo, o turismo de eventos e possíveis sugestões para o aumento de investimentos no setor.

Participarão das discussões representantes do trade, da secretaria estadual de turismo e da Emproturn, bem como prefeitos, secretários municipais de turismo, estudantes e técnicos da área.

Hermano na presidência

Passando por sérias crises fora e dentro de campo, o time do América/RN mudou, de novo, de presidente. O presidente da vez é o americano e deputado estadual, Hermano Morais.

Hermano que já tentou inutilmente ser presidente da Câmara Municipal do Natal e da Assembléia Legislativa do RN agora foi ‘convidado’ para catar os cacos do orgulho do América.




terça-feira, 3 de maio de 2011

Confraternização dos Soares de Macedo

O São João do Assú esse ano contará com uma programação especial, a mais: a família Soares de Macedo irá aproveitar esse período festivo para reunir seus membros em um grande jantar a se realizar no dia 18 de junho, no tradicional Educandário Nossa Senhora das Vitórias.

O jantar promete reunir e oportunizar aos antigos e aos novos Soares de Macedo se conhecerem, estreitarem laços de amizades, discutirem... essas coisas que fazem com que a família seja uma instituição importante, contraditória e tão celebrada por nossa sociedade cristã.

A Praça é (também) das Mães!!

A cidade de Carnaubais festejará o Dia das Mães na Praça (Praça Nelson Gregório). Isso mesmo, a programação idealizada pela prefeitura de Carnaubais promete levar às mães a Praça, ainda com o sol alto (15:00hs), no próximo domingo.

A programação prevê apresentações musicais e de manifestações culturais, bingo, a palavra de Deus um lanche, claro, afinal o corpo também necessita de comida ‘formal’.

Portanto, domingo, a Praça será das mães e como mãe é um ser generoso, também será dos filhos, netos, maridos, namorados, ficantes...

De Bin Laden ao PSD

É bem factível que a morte de Osama bin Laden estanque a repercussão da passagem do prefeito Gilberto Kassab por estas aldeias de Poti mais frívolas e volúveis. Derna de quinta-feira não se falava de outra coisa nas folhas locais e principalmente nos adubados blogues desta terra de Cascudo. Por falar no mestre, o edil paulista - fundador do novo partido que encantou vários dos nossos políticos profissionais - tem uma cabeça acentuada e testa alta, bem alta, apropriada para cascudos. Kassab veio a Natal formalizar a fundação do novo partido por ele inventado, recrutando pra começo de conversa o vice-governador  Robinson Faria, que detém no currículo larga experiência vivida em outras legendas. Pelo menos cinco. Além do antigo condottiere do PMN, deputados de várias outras legendas, inclusive do PMDB que já foi - faz tempo - de Ulisses Guimarães, anunciam suas filiações ao partido paulista.

Mas aí, no rastro dos comentários políticos do final de semana registrados em almoços e jantares em restaurante da moda, onde se reúne, como de hábito, a citada elite política potiguar (daí talvez que metade do espaço nobilíssimo da crônica social seja hoje ocupada pelo noticiário político), veio, no meio da madrugada desta segunda-feira, a notícia de Washington: Osama bin Laden está morto. Logo em seguida, o discurso do presidente Barack Obama no cenário holliudiano do sóbrio corredor da Casa Branca:

“Esta noite posso informar ao povo americano e ao mundo que os Estados Unidos conduziram uma operação que matou Osama bin Laden, o líder do Al-Qaeda e um terrorista responsável pelo assassinato de milhares de homens, mulheres e crianças.”

Mais adiante e, no mesmo tom de voz, solene:

“Em noites como esta, podemos dizer às famílias que perderam seus entes queridos para o terror da Al-Qaeda: - A justiça foi feita.”

De repente, nos comentários na televisão, no rádio e nas edições onlaine dos principais jornais do mundo, surgem as primeiras interpretações que decorrem do fato ocorrido na cidade paquistanesa de Abbottabad ao lado das imagens que mostram a euforia nas ruas das cidades norte-americanas. Em alguns desses comentários, carrega-se no molho da pimenta política. Quer dizer: a morte do terrorista maior vai ajudar na popularidade do presidente Obama, já nas antevésperas da campanha da reeleição.

Leio Gilberto Dimenstein, na Folha de S. Paulo. O seu comentário é intitulado “Morte de Bin Laden deixa Obama mais vivo”. Destaco dois trechos:

- Há consenso entre os analistas dos Estados Unidos de que a morte de Osama Bin Laden deixou Barack Obama politicamente mais vivo – e já com um pé na reeleição.

- Para completar, o fim de Bin Laden era uma promessa de campanha de Obama que, nos últimos tempos estava um tanto esquecida de seus discursos.

Aqui, nesta terra de Poti que já foi base norte-americana (tem muita gente que se orgulha disso), também falou-se em reeleição. Foi o vice-governador Robinson Faria, estreando um novo partido – o PSD de Kassab -  em seu vasto currículo (já pertenceu a cinco partidos). O doutor Robinson, sem que ninguém tivesse provocado o tema, saiu na defesa da reeleição da governadora Rosalba Ciarlini, do DEM (o partido castigado pelo PSD). Domingo que passou, primeiro de maio, completou-se apenas quatro meses da posse da governadora. Dela, Rosalba, e do seu vice, Robinson Faria, que, é por sinal, um especialista em reeleição. Com ajuda de uma lei encomendada, conseguiu passar oito anos, sempre se reelegendo, na presidência da Assembleia Legislativa.

Bin Laden não sabia


Transcrito do Jornal Tribuna do Norte - Coluna de Woden Madruga