quarta-feira, 4 de outubro de 2017

Parnamirim: Lançamento do Outubro Rosa será amanhã, 5, no Cine Teatro

A Prefeitura de Parnamirim, através da Secretaria de Saúde vai promover nesta quinta-feira, 5, a partir das 13 horas, no Cine Teatro, o lançamento da campanha Outubro Rosa com a proposta de fortalecer as recomendações para o diagnóstico precoce e rastreamento do câncer de mama.

Na ocasião será realizado o “Fórum Lucimar Tavares”: uma homenagem a esta parnamirinense que durante 30 anos viveu no bairro de Santos Reis, mas em 2015 foi diagnosticada com câncer de mama, um tipo raro, o triplo negativo. Lucimar Faleceu no dia 6 de fevereiro deste ano. Ela é o símbolo do diagnóstico tardio de uma doença grave, por este motivo foi escolhida para representar a campanha na cidade.

Estão previstas palestras de conscientização sobre a doença. As atividades serão abertas para a participação de toda a população. Na abertura, o médico Uraquitan Lopes de Souza compôs uma música para homenagear as mulheres e que será interpretada por Ismael Alves. Mas, também terá um momento de reflexão com Guieta Rosane Alves, que fará uma dinâmica sobre o que leva uma pessoa ao adoecimento.

Uma palestra com o tema “Se Toque! Câncer de Mama Tem Cura” será ministrada pelo mastologista Flávio Rocha, presidente da Associação Brasileira de Mastologia. Um vídeo será exibido com o depoimento de dez mulheres que tiveram ou ainda enfrentam o câncer. Cada uma delas será presenteada com um pequeno vaso com cacto, uma planta que simboliza a resistência. Idaísa Fernandes, que encontra-se em tratamento contra o câncer, estará presente no Cine Teatro para falar sobre a sua batalha.

Durante o período de campanha o município receberá o caminhão "Amigos do Peito". O projeto possui um convênio com o Ministério da Saúde e realiza exames e mamografia gratuitamente, em mulheres de 50 a 69 anos de idade. A unidade móvel ficará estacionada na Câmara Municipal e realizará uma média de 85 exames por dia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário